Pular para o conteúdo

Chico Balanceado a Sobremesa para as Festas de Fim de Ano

Chico Balanceado a Sobremesa para as Festas de Fim de Ano
Chico Balanceado a Sobremesa para as Festas de Fim de Ano

Já conhece o Chico Balanceado? Bom, se ainda não conhece, já está mas que na hora, pois estamos falando de uma sobremesa feita com caramelo que é um prato super aclamado pelos fãs. Além disso, é muito simples de preparar e combina muito com ocasiões em família, sendo a sobremesa perfeita para ceias e eventos com bastante convidados.

Como as comemorações de fim de ano estão chegando, o Cozinha e Receitas, não poderia deixar essa receitinha de fora. Acompanhe nosso passo a passo completo e veja como é fácil fazer. Aliás, fica pronta em menos de 1 hora, mas precisa ir à geladeira por 3 horas e rende até 12 porções, veja como fazer.

Ingredientes para o Chico Balanceado

Creme Branco 

  • 6 gemas
  • 10 bananas
  • 2 caixinhas de creme de leite
  • 1 litro mais 200 ml de leite
  • 2 caixinhas de leite condensado
  • 4 colheres de sopa de maizena

Para o Glacê

  • 6 claras
  • 12 colheres de sopa de açúcar

Para o Caramelo 

  • 4 xícaras de chá de água quente
  • 4 xícaras de chá de açúcar

Modo de Preparo do Chico Balanceado

Em primeiro lugar, corte as bananas em rodelas fininhas, depois separe as gemas das claras e reserve tudo.

Logo após, leve em fogo médio o açúcar para o caramelo, deixe derreter e depois aos poucos acrescente a água, note que todo açúcar vai virar uma pelota, então deixe derreter novamente. Assim que a calda ficar cremosa, desligue o fogo. Dica: cuidado para não queimar o fundo.

Em seguida, comece a preparar o creme branco, adicione em uma vasilha o amido de milho e as gemas. Dica: antes remova as películas da gema para evitar o cheiro forte e misture.

Então, em uma panela, coloque o leite, a mistura das gemas, o leite condensado, o creme de leite, mexa e leve ao fogo médio por média de 15 minutos para engrossar, mexendo sempre para não queimar e nem a maizena ficar empelotada.

Em seguida, desligue o fogo e deixe esfriar, enquanto esfria, leve as claras para bater a ponto de neve em uma batedeira, adicione o açúcar aos poucos para formar o glacê. Dica: cuidado para não deixar e mistura endurecer.

Assim, finalmente inicie a montagem, coloque a calda no fundo de um refratário e espalhe as bananas por cima da calda. Logo após, acrescente o creme branco por cima da banana espalhando de forma proporcional por todos os lados.

Desse modo, coloque o glacê e use uma colher para finalizar a decoração fazendo picos encostando o fundo e levando para cima.

Por fim, preaqueça um forno a 200°C e transfira o refratário até dourar, entre 15 a 20 minutos. Assim, leve para a geladeira por cerca de 3 horas e sirva gelado.

Gostou? Confira mais Receitas Fresquinhas

Viu como é preparado essa delícia de Chico Balanceado? É maravilhoso e você está perdendo tempo se ainda não experimentou, prepare já a sua receita e nos conte o que achou.

Aproveite para curtir e compartilhar essas receitinhas com sua família e amigos. Todos os dias postamos receitas novas, então fique de olho para não perder nenhuma.

*Atenção: desça a página para encontrar automaticamente receitas super rápidas para o seu dia a dia e fáceis de fazer aí na sua casa.

5/5 - (2 votes)
error: Content is protected !!